Blog produzido e gerenciado pelo projeto Meu Brasil

Blog Projeto Meu Brasil

 

A monitora Irene Boeing, da unidade Microcamp de Florianópolis/SC faz parte do elenco do filme “Meu Olhar Diferente Sobre as Coisas”, que foi escrito, produzido e atuado por um grupo de jovens que, como Irene, tem Síndrome de Down.

Através de oficinas de produção audiovisual, orientadas por uma equipe multidisciplinar, o grupo dá depoimentos sobre seus sonhos, projetos de vida realizados, cidadania, casamento, filhos, entre outros assuntos. A música tema também foi escrita pelo grupo e fala sobre o que eles querem para si.

Em seu depoimento, Irene fala que considera a discriminação um crime. “Eu sou normal como todos, não importa a deficiência. O importante é ser feliz”.

Para a Microcamp é muito importante colaborar com a inclusão social e através da parceria com o Projeto Meu Brasil, Irene, que era aluna do curso de inglês e informática da Microcamp, foi contratada para trabalhar na escola. Seu interesse e dedicação à escola  chamaram a atenção da coordenadora de cursos Karina Dalan, que resolveu dar-lhe uma oportunidade. “Percebi que ela gostava muito da Microcamp e tinha muita vontade de trabalhar. Contratei-a como monitora, ela ficava no arquivo da coordenação. Ensinamos como deveria ser feito  o prontuário dos alunos e arquivar os documentos, o que é muito importante,  pois dentro de cada prontuário está a vida escolar do aluno. Ela nos surpreendeu e já trabalha na Microcamp Florianópolis há mais de um ano”, comenta Karina, hoje administradora da unidade.

O filme é uma realização da Ong Me Ensina e tem a Concepção e Direção Geral de Gilca Maria Motta da Silveira. O trailer do filme , que segue abaixo,  foi apresentado no último dia 20, na Câmara Municipal de Florianópolis e a estreia está prevista para maio!

Leave a Reply